Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Carvalhos, Vila Nova de Gaia

Exposição de motivos

O nosso concelho de Gaia e a nossa freguesia de Pedroso em particular, sendo uma zona de indústria, comércio e turismo, encontra-se com níveis muito elevados de poluição, quer ao nível do ar quer ao nível do solo. As alterações climáticas fazem -se sentir com acuidade: invernos quentes, com menos precipitação do que o normal, verões secos, por vezes com variações abrupta da temperatura. Em certas zonas, o ar é, por vezes, irrespirável com repercussões diretas na saúde, nomeadamente, na proliferação das alergias e problemas respiratórios

Medida proposta 1.:

1. Fiscalização cerrada, séria e criteriosa das empresas com aplicação de multas severas e processos judiciais, sempre que se verifique incumprimento das regras europeias.

Medida proposta 2.:

2. Maiores incentivos (em termos de prémios, bónus, regalias)a empresas e particulares na separação e reciclagem dos lixos industriais e domésticos.

Medida proposta 3.:

3. Campanhas de incentivo ao voluntariado dos jovens na limpeza de florestas, matas, montes, praias, ribeiras e rios assim como outros espaços públicos.