Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional CEFAD

Exposição de motivos

As alterações climáticas, nomeadamente, reverter o aquecimento global exige a adoção de medidas de caráter preventivo por parte de todos os intervenientes no processo educativo, e não só, para uma maior consciencialização desta realidade. Deste modo, a existência de atividades lúdicas com caráter pedagógico e ações de sensibilizaçao nas escolas revestem-se de extrema importância para a reflexão sobre as alterações climáticas, de forma a que todos possam contribuir para reverter o aquecimento global. A existência de uma legislação ainda mais rigorosa e assertiva servirá de ponto de partida para uma mudança da mentalidade no sentido de todos contribuírem para a resolução do problema.

Medida proposta 1.:

Introdução de uma taxa adicional de 5% por cada 20% de poliester usado em peças de roupa com este tipo de material. O objetivo é promover a produção e compra de peças de algodão.

Medida proposta 2.:

Desenvolvimento de mais estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas. O objetivo é a participação mais ativa das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, nomeadamente na limpeza das sargetas.

Medida proposta 3.:

Desenvolvimento de medidas para evitar o desperdício de água. O objetivo é incentivar as pessoas a reutilizar a água, nomeadamente a água dos banhos e das chuvas, neste caso para a lavagem das ruas.