Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda

Exposição de motivos

Quem Somos? Somos um grupo de jovens que decidiu reunir-se para formar uma lista capaz de reproduzir um plano de recomendação composto por três medidas que sejam, na nossa opinião, capazes de combater as alterações climáticas de modo a reverter o aquecimento global. Porque o fazemos? Como jovens do presente e adultos do futuro estamos perfeitamente consciencializados de que a temática das alterações climáticas não é de todo uma brincadeira, pelo contrário, é um assunto preocupante que tem que ser revertido o mais rapidamente possível. Deste modo, decidimos unir-nos para criar o projeto de recomendação que irá conter as medidas a seguir apresentadas. A medida 1 -visa aplicar um imposto àqueles que produzem metano em larga escala, como por exemplo os criadores de gado bovino. Sendo o metano um gás mais perigoso que o carbono e que é principalmente emitido pelo gado bovino, propomos a alteração da dieta das vacas, adicionando-lhe algas secas da espécie Asparagopsis taxiformis. A medida 2 - apresenta o Pavegen, que é um tapete que produz energia com um simples passo. Contém uma placa de absorção que converte energia cinética em energia elétrica, que depois é armazenada, podendo ser usada para vários fins. As placas são flexíveis e à prova de água, pesam cerca de 28 quilogramas e são constituídas por cerca de 80% de material reciclado. Por cada passo são produzidos cerca de 7 watts de potência. A medida 3- implementa a aplicação em “telhados pátio” de uma camada de solo e vegetação que contribua para uma agricultura sustentável, para a renovação do ar atmosférico e para o aumento do número de espaços verdes nas cidades.

Medida proposta 1.:

“Introdução, em Portugal, de um imposto sobre o gás metano” + “Alteração da dieta do gado bovino, de modo a que seja produzido menos gás metano na sua criação”:

Medida proposta 2.:

“Implementação do piso Pavegen como nova fonte de energia renovável nos grandes centros urbanos e em zonas bastante movimentadas”:

Medida proposta 3.:

“Implementação de «telhados verdes» em infraestruturas com telhados apropriados para o efeito”.