Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de Campo, Valongo

Exposição de motivos

1. Foram realizados 2 debates sobre a temática, com a envolvência de 3 turmas (65 alunos). Um debate teve a presença de um elemento externo à escola, nomeadamente o sr. deputado Jorge Machado, da Assembleia da República. 2. Não foram realizadas outras iniciativas, a não ser as exigidas pelo regulamento do projeto.

Medida proposta 1.:

A criação de um imposto sobre todo o produto que tenha plástico, que reverta para a plantação de árvores autóctones, em terrenos baldios autárquicos e estatais.

Medida proposta 2.:

O reembolso, pelo produtor/fornecedor, de parte do valor utilizado na produção da embalagem (independentemente do país de origem) ao consumidor, sendo outra parte direcionada para as superfícies de comércio e retornando a embalagem ao produtor/fornecedor.

Medida proposta 3.:

O incentivo à criação e afluência de transportes públicos no centro e periferia das Grandes Cidades, e, simultaneamente a proibição do uso de transportes privados no CBD. No decorrer do tempo, sugerimos a proibição da produção de carros a gasóleo, e posteriormente, a circulação dos mesmos.