Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

ES da Ribeira Grande

Exposição de motivos

As atividades industriais e agropecuárias, a utilização de combustíveis fósseis e o desmatamento são algumas das fontes de emissão de Gases com Efeito de Estufa, que intensificam o aquecimento global, o qual é responsável, por exemplo, pela destruição de habitats de algumas espécies e pelo descongelamento dos glaciares (e ao consequente aumento do nível médio das águas do mar). Tendo isto em conta, elaboramos as seguintes medidas.

Medida proposta 1.:

Reforçar (nos locais já existentes) e criar (onde não existem) leis de controlo de circulação para automóveis poluentes, incentivando o uso de automóveis menos poluentes, por exemplo, os elétricos e baixar os preços dos transportes públicos.

Medida proposta 2.:

Criação de campanhas de sensibilização sobre o impacto ambiental do consumo de carnes, incentivando a adoção de uma alimentação mais à base de vegetais.

Medida proposta 3.:

Proibir a utilização de sacos de plástico nos supermercados / hipermercados (incluindo a secção de frutas e legumes) e de loiça descartável nos centros comerciais. Os sacos de plástico seriam substituídos por recipientes reutilizáveis e as loiças descartáveis por loiças igualmente reutilizáveis.