Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Colégio de Albergaria

Exposição de motivos

As medidas no sentido de gerir a floresta em território nacional não só previne os incêndios florestais e desertificação do solo, como servirá também para atingir metas de carbono zero, criação de emprego alocada a estas medidas e produção de energia sustentável. O aquecimento global é provocado essencialmente pela emissão de gases de efeito estufa, como o CO2, em quantidades que a natureza já não consegue reverter. As consequências do aquecimento global são cada vez mais evidentes, logo é necessário implementar medidas que atuem a curto e médio prazo como a neutralização de carbono pela plantação de árvores. Desta forma, a legislação deve contemplar a proporcionalidade aquando da construção de infra-estruturas industriais e habitacionais com zonas verdes, como núcleos absorventes de CO2, por forma a diminuir a nossa pegada ambiental. Deve-se caminhar no sentido de diminuir a produção de energia não renovável, sendo este um fator promotor do aquecimento global, motivando a autoproduçao de energia elétrica tanto em habitações, como em empresas/indústria. Este desígnio deve ser incentivado através de incentivos fiscais e pelo o aumento do preço da energia vendida à rede para atenuar o investimento inicial. Deste modo, ao diminuir a necessidade de uso das energias tradicionais, contribuiremos para a diminuição da emissão de poluentes e consequente abrandamento, ou até reversão, do aquecimento global.

Medida proposta 1.:

Criação de centrais de biomassa inter-municipais para tornar rentável a limpeza de florestas.

Medida proposta 2.:

Constituição de legislação para a existência de espaços verdes, por município, proporcionais às emissões de gases libertados pelas fábricas neles existentes e à densidade populacional dos mesmos.

Medida proposta 3.:

Promoção da autoprodução de energia renovável para consumo próprio e para venda à rede, criando incentivos (benefícios fiscais) para aqueles que adoptem esta prática.