Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco

Exposição de motivos

A vida na Terra está diretamente ligada aos oceanos e àqueles que neles habitam. Quanto mais aprendermos sobre os problemas e desafios que os oceanos enfrentam, mais nos empenharemos na defesa da sua sustentabilidade. É urgente MODIFICAR comportamentos! Apesar das notícias e alertas que frequentemente ouvimos, apesar de sabermos quais os comportamentos humanos que prejudicam o ambiente, ainda assim, diariamente repetimos e insistimos nos mesmos erros, acreditando que o futuro catastrófico que se anuncia ainda está muito distante... Preservar o planeta é "guerra" global da nossa geração! As medidas que aqui apresentamos resultaram da pesquisa, reflexão e debate sobre o tema. São o nosso singelo compromisso de mudança de atitude ambiental.

Medida proposta 1.:

Campanhas de CONSCIENCIALIZAÇÃO (em horário nobre na comunicação social, nas redes sociais, nas escolas...) para RECUSAR o uso do plástico.

Medida proposta 2.:

Reduzir o preço do peixe e marisco saudável e sustentável.

Medida proposta 3.:

Dinamizar nas escolas, em parceria com a comunidade e organizações locais de proteção dos habitats , ações de voluntariado para limpeza dos campos/cursos de água (na última semana de aulas do período).