Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia

Exposição de motivos

Os problemas têm de ser atacados na raíz da questão e, se todos os cidadãos tiverem a oportunidade de fazer a seleção do lixo, teremos muito mais probabilidades de reciclar maior quantidade de resíduos e evitar assim que estes cheguem ao mar. Uma imagem vale mais do que mil palavras. Neste contexto, propomos colocar imagens a exemplificar os malefícios causados pela poluição nos oceanos, por exemplo, golfinhos asfixiados com sacos de plástico, tartarugas com pernas amputadas devido às embalagens de plástico, “ilhas” de lixo nos oceanos, etc, para além de ser colocado um Apelo à separação e reciclagem, sensibilizando assim toda a população. Esta nossa medida visa otimizar Recursos Humanos que, apesar de serem reclusos, podem desenvolver, assiduamente, um trabalho comunitário que, para além de os ajudar futuramente na sua reinserção social, poderão realizar um trabalho fundamental de limpeza de praias semanalmente, contribuindo assim para minimizar a poluição e evitar que os resíduos cheguem ao mar.

Medida proposta 1.:

Generalizar a recolha seletiva, porta a porta, a todos os municípios, com a respetiva aplicação de coimas aos munícipes que não procederem à seleção do lixo.

Medida proposta 2.:

Colocar imagens nas embalagens de plástico sobre as consequências da poluição dos oceanos, apelando à sua seleção e reciclagem.

Medida proposta 3.:

Incluir a Limpeza de Praias semanal no trabalho comunitário, tornando-o obrigatório para todos os reclusos.