Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Agrupamento de Escolas de Ílhavo

Exposição de motivos

1. O agrupamento de escolas de Ilhavo envolveu-se a nível interno a vários níveis. Numa dinâmica de turma houve 17 turmas envolvidas com dois tempos de debate e sensibilização, cada uma, sobre o tema. Depois uma sessão de trabalho inter turmas para todo o 7 ano (14 participantes) e outra para 8 e 9 anos (16 participantes). Houve ainda um envolvimento de 38 participantes na sessão de Escola com o deputado Rui Cruz. Está a ser organizado um debate com a presença dos cientistas da Universidade de Aveiro, Oceanos em Mudança a realizar dia 28 de Janeiro no auditório da escola para Várias turmas e Academia de saberes de Aveiro (associação/Universidade de Séniores). 2. Realizou-se uma exposição sobre o Mar - Eco Escolas. Houve um concurso de Presépios com materiais reciclados organizado para 2 ciclo e 7 ano. 3. Tema para o próximo ano: Ver o outro olhos nos olhos | Ser Pessoa |Rasgos de solidariedade.

Medida proposta 1.:

Criação de pontos urbanos de de recolha de materiais a reciclar - vulgo ecopontos, que de uma forma inteligente pudessem atribuir a cada pessoa que depositasse x material atribuisse um vaucher com pontos, um cupão de desconto nas mais diversas áreas e serviços que aderissem ao projeto. (pacotes de tecnnologia e comunicaçõa, cipões de desconto no mercado local ou em grandes superfícies, descontos na água e luz... ou outras)

Medida proposta 2.:

Traçar um caminho de não uso de plástico no quotidiano da vida, investindo de forma persistente e determinada nas universidades e escolas para a descoberta e criação de materiais alternativos mais ecológicos.

Medida proposta 3.:

Promover de uma forma massiva, a sensibilização, a formação, a consciencialização da necessidade urgente de cuidar do nosso planeta, a nossa casa de todos nas escolas, institutos, serviços públicos e privados, toda a comunidade política e social com a realização de acções e campanhas publicitárias e de envolvimento familiar, social, cultural e político.