Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Couto Mineiro do Pejão, Raiva, Castelo de Paiva

Exposição de motivos

Muitos dos resíduos que chegam à costa e se acumulam nas praias são transportados pelos cursos de água e resultam da poluição produzida a montante. Neste sentido, propõe-se uma limpeza efetiva, não só nas zonas costeiras mas também das zonas ribeirinhas, através da colocação de pontos de recolha de lixo e na organização dessa mesma recolha (escolhendo um dia da semana em que os alunos não tenham aulas do período da tarde e, em conjunto, fazer a recolha e tratar da seleção desses resíduos). Esta medida pode mesmo ser encarada a uma outra escala, de âmbito nacional, podendo traduzir-se numa mudança de comportamentos e na criação de postos de trabalho o que pode ser uma atenuante do desemprego e/ou da sazonalidade do emprego. Legislar multas/coimas para quem deitar lixo nas praias, funcionando como um elemento dissuasor, junto da população para promover a limpeza das praias. A aposta na utilização de materiais reutilizáveis/biodegradáveis pretende a diminuição da pressão sobre os recursos naturais, bem como a redução de resíduos, que chegam ao oceano, não esquecendo ainda a redução no gasto de energia e queima de combustíveis fósseis, que tanto contribuem para o aumento do aquecimento global. Os plásticos que habitam e poluem os oceanos contribuem para destruir os habitats, enredam e matam, anualmente, dezenas de milhares de criaturas marinhas. Para limitar o seu impacto, dever-se-á dar preferência a embalagens reutilizáveis e, por exemplo, recomendar o uso de sacos de pano (de tecidos naturais) quando se for às compras. Sem o contributo de todos, Salvar o Planeta e os Oceanos é quase uma missão impossível. Por mais pequena que seja a nossa atitude, positiva ou negativa, ela terá sempre impacto no ambiente que nos rodeia. A divulgação da necessidade do contributo que cada um pode ter é fundamental, através das vias mais expeditas, sejam elas as redes sociais, a televisão, a rádio, as escolas e/ou as autarquias.

Medida proposta 1.:

Limpeza das praias fluviais e marinhas, bem como a vigilância da limpeza dessas praias, com aplicação de coimas para quem deixar qualquer resíduo. Esta limpeza/vigilância poderá ser efetuada por brigadas organizadas, de alunos das escolas das áreas mais próximas, bem como por outras entidades.

Medida proposta 2.:

Promover o uso de materiais reutilizáveis/biodegradáveis, reduzindo a possibilidade de poluição.

Medida proposta 3.:

Criar campanhas de sensibilização nas escolas, autarquias, rádio, televisão e redes sociais, que promovam as medidas anteriores, com o princípio básico: A tua atitude pode fazer a diferença.