Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês, Baguim do Monte, Gondomar

Exposição de motivos

1 - Debate realizado no dia 14 de Janeiro com a presença da Sr.ª Deputada Dr.ª Germana Rocha. Projeto de Recomendação: As alterações climáticas são cada vez mais reconhecidas como um fator de mudança da biodiversidade, com o aumento dos impactes e seus efeitos, relacionados com a sobrevivência humana. A perda e degradação da biodiversidade, como nos oceanos. A importância do mar para a mudança climática global não pode ser negligenciada. O oceano regula o nosso clima e capta uma grande parte das nossas emissões de carbono. Causadas pelo aumento de gases de efeito estufa, a poluição costeira, pesca excessiva, o desenvolvimento costeiro ou aumento da pressão populacional, o oceano, as costas litorais com o seu recuo e os ecossistemas marinhos estão também eles a passar por grandes mudanças. A mudança climática é uma das questões definidoras do nosso tempo. as medidas a seguir propostas visam a criação de conhecimento, educação e comunicação sobre as alterações climáticas e a compreensão das implicações éticas para as gerações presentes e futuras.

Medida proposta 1.:

Como todos sabem o plástico é um grande poluente dos oceanos. para combater a existência de plástico nestes, temos de começar a optar por alternativas recicláveis e menos poluentes, como por exemplo o papel. Vantagens para o país da substituição do plástico por papel: aumenta área florestal e dos sorvedores de CO2; Desenvolvimento das industrias do papel e embalagens; Desenvolvimento da economia geral; Redução da balança comercial; aumento do conhecimento cientifico.

Medida proposta 2.:

Incentivo à pesca artesanal em detrimento da pesca Industrial. Vantagens da medida: salvaguarda dos stocks de pesca; valorização das comunidades piscatórias locais; promoção de emprego local; menor consumo de energias fósseis; fixação de população jovem; promoção turística.

Medida proposta 3.:

Valorização do planeamento Litoral com o reforço da vigilância das zonas costeiras. Vantagens: diminuição da poluição da faixa litoral oceânica e do litoral terrestre; Contributo para a redução do avanço do mar; contributo para o turismo balnear; valorização das comunidades locais.