Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Ammaia, Portagem, Marvão

Exposição de motivos

As notícias / informações que nos chegam de todo o mundo fazem-nos perceber a gravidade da situação em que o nosso planeta se encontra. Aprendemos que a emissão de gases a nível mundial está a causar o aumento da temperatura do planeta e dos oceanos, colocando em perigo de extinção a vida marinha e a própria vida do ser humano, podendo culminar no desequilíbrio ambiental. A ação poluente do homem incide também no recurso exagerado ao plástico, na verdade todo o plástico que consumimos vai parar ao mar, colocando assim em risco a biodiversidade marinha. Acreditamos que o lema de todos deve ser “Pensar globalmente, agindo localmente.” para, desta forma, conseguirmos disseminar boas práticas. As medidas que propomos pretendem ser o início de boas práticas inseridas na nossa escola, na nossa casa e no nosso concelho.

Medida proposta 1.:

Mobilidade: Propomos uma mobilidade mais “amiga do ambiente”: a utilização de transportes públicos em vez de transportes individuais / particulares; a opção / dinamização de viagens partilhadas; o recurso a transportes menos poluentes (energia elétrica) e, sempre que possível, promover a deslocação pedonal ou em transporte não motorizado (bicicleta, skate, patins…).

Medida proposta 2.:

Redução de materiais descartáveis: Sugerimos, como atitude e comportamento responsável, uma prática diária protetora do ambiente que passará pela crescente / substituição de materiais plásticos (garrafas, sacos de plástico, palhinhas, purpurinas, balões, louças/talheres…); pela reutilização de materiais dando-lhes uma “vida” mais longa ou até uma nova utilidade e finalmente, quando a utilização / reutilização desses materiais chegar ao fim, colocá-los adequadamente no Ecoponto / no Ecocentro.

Medida proposta 3.:

Agentes da Educação ambiental: Seremos jovens conscientes de problemas ambientais, interessados em fazer parte da solução. Aprenderemos sobre o tema, seremos exemplo e formadores no nosso meio (Escola, localidade, sítios que frequentamos) e no seio familiar (famílias e vizinhos). Divulgaremos problemas ambientais existentes no meio local, participaremos em ações de sensibilização, plantação de árvores, defesa de espécies de flora e fauna e requalificação de espaços do património natural.