Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Barrancos

Exposição de motivos

Por motivos há muito fundamentados os oceanos assumem um papel essencial para a estabilidade e consequente biodiversidade do nosso planeta. Embora essenciais à qualidade de vidas das populações os oceanos são vitima de permanentes agressões que colocam em causa a estabilidade climática do nosso planeta. Portugal, com uma linha de costa de 2830 kms e uma relevante Zona Económica Exclusiva, no contexto mundial e a maior da União Europeia, deve considerar políticas que promovam uma clara redução da produção de lixo marinho e gerir de uma forma cada vez mais adequada a gestão de resíduos. É essencial alterar comportamentos que contribuam para uma melhoria do meio ambiente e que reforcem a qualidade do papel económico dos oceanos.

Medida proposta 1.:

Proibir a distribuição e venda de sacos de plástico não biodegradáveis e substitui-los por sacos de papel reciclado, atribuindo benefícios a quem proceder à entrega de plástico para reciclagem, em locais próprios.

Medida proposta 2.:

Promover a redução das emissões de CO2, através da generalização dos transportes públicos e incentivar o aumento das zonas verdes.

Medida proposta 3.:

Investir em voluntários que assegurem a limpeza das zonas costeiras e das margens dos rios.