Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria

Exposição de motivos

Os oceanos cobrem cerca de dois terços da superfície da Terra e desempenham um papel importante na determinação do clima na Terra. Os oceanos são o maior regulador da temperatura no planeta e estão ameaçados pelo aquecimento global. Os oceanos encontram-se cada vez mais ameaçados e sofrem da interferência poluidora por parte do Homem A temperatura das águas dos oceanos tem aumentando, o fitoplâncton, base de toda a cadeia alimentar, está diminuindo, e outras alterações estão ocorrendo. O aquecimento global e as alterações climáticas já que provocam a morte de grandes extensões de recifes de corais, que são maternidades e zonas de grande parte da biodiversidade marinha. Para combater as mudanças climáticas precisamos reduzir as emissões de CO2 e isso significa optar por outros meios de transporte, usarmos fontes de energia “verdes”, como energia solar e eólica; e fazer escolhas mais conscientes sobre o que comer e o que comprar.

Medida proposta 1.:

- Fomentar a utilização dos transportes públicos – Diminuição dos preços dos transportes públicos com vista a incentivar uma maior utilização dos mesmos. Os jovens em idade escolar e os reformados não pagam bilhete. Instituir transportes públicos a biocombustíveis

Medida proposta 2.:

Ecopontos Inteligentes – Instalar ecopontos inteligentes em Portugal. Uma nova regra e quem não reciclar pagar multas elevadas. Os ecopontos têm um sistema que permite o uso de um cartão individual que identifica o utilizador e a quantidade de resíduos colocados no ecoponto. Os cartões deveriam possibilitar acumular pontos que depois seriam utilizados em compras.

Medida proposta 3.:

- Aumentar os impostos sobre as embalagens (garrafas, …) de plástico. Aplicar impostos sob os produtos que tenham duplas ou triplas embalagens de plástico no sentido de reduzir a utilização de plásticos. E decretar a fiscalização obrigatória (duas vezes por ano) dos filtros das chaminés das fábricas e aumentar as penalizações/ coimas para as fábricas que não tenhas as chaminés com os filtros adequados, com objetivo diminuir gases tóxicos.