Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Manoel de Oliveira, Porto

Exposição de motivos

A redução de embalagens e de sacos de plástico permitiria: a diminuição dos resíduos de plástico que vão parar aos oceanos e, consequentemente, das “Ilhas de plástico” dos oceanos, que podem sufocar, deformar e ferir animais que, por acidente os ingerem ou arrastam; a redução da acumulação de microplásticos (partículas com menos de 5 mm) que causam asfixia nos animais marinhos, para além de entrarem na alimentação humana e prejudicar a saúde. Sensibilização da comunidade de Aldoar da importância da reciclagem para a proteção do Ambiente e do futuro de todas as crianças e jovens. Na nossa escola não existem ecopontos distribuídos quer nos espaços exteriores quer nos interiores à escola, deste modo, verifica-se regularmente que alguns alunos deitam o lixo simplesmente para o chão e outros nem sequer manifestam preocupação pelo facto de não existirem ecopontos na escola. Através de conversas tidas com alguns alunos da escola verificámos que em casa os pais não fazem separação de resíduos. Mudarmos a forma de pensar dos alunos da nossa escola levaria a que estes levassem os pais e família a mudarem também. Pequenas mudanças aqui, grandes mudanças na nossa comunidade. A campanha terá por objetivo ajudar os oceanos a ficarem menos poluídos, por causa do lixo que as pessoas fazem nas praias e que é arrastado para o mar, alertando as pessoas que, se continuarem a poluir, irão destruir a vida marinha. Como forma de dar o exemplo, vamos criar o “Dia de limpeza na praia” com a finalidade de retirar o lixo acumulado e mostrar às pessoas que devem manter a praia livre de lixos.

Medida proposta 1.:

1. Criar fundos de financiamento para empresas que apostem no uso de materiais biodegradáveis e no embalamento em cartão, em vez de embalagens plásticas, assim como incentivar as superfícies comerciais e os consumidores a substituírem a compra de produtos embalados por avulso, assim como a eliminação da venda de sacos plásticos pouco resistentes.

Medida proposta 2.:

2. Reunião com a “União de freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde” para a colocação de mais ecopontos em Aldoar e zonas circundantes.

Medida proposta 3.:

3. Lançar uma campanha a favor da preservação das praias, a culminar num “Dia de limpeza na praia”.