Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia, Vermoim, Maia

Exposição de motivos

Na Escola Básica 2, 3 da Maia, os alunos divulgaram em todas as turmas o projeto Parlamento dos Jovens e apelaram à mobilização dos colegas para a importância do voto. Em virtude de ter sido a primeira vez que a Escola participou no Parlamento dos Jovens, os alunos envolvidos esmeraram-se na divulgação da atividade. Assistiram ao Seminário consignado ao tema Alterações Climáticas, orientado pela Prof.ª Doutora Ana Monteiro, Professora Catedrática do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Participaram na sessão de apresentação do Parlamento dos Jovens, no auditório da Escola Básica 2, 3 da Maia. Nesta sessão, a Escola teve o privilégio de receber a Deputada Carla Barros. Estiveram presentes, aproximadamente, 80 alunos. No sentido de colmatar algumas dificuldades na elaboração de medidas, os alunos reuniram-se no Departamento do Ambiente da Câmara Municipal da Maia. A sessão foi presidida pela Dr.ª Susana Pinho. Sem dúvida, um momento profícuo na prossecução dos trabalhos de pesquisa efetuados pelos alunos. Convém realçar a motivação dos alunos em todas as sessões, assim como o desvelo em trabalhar mais e melhor. Na página do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, foram publicados textos alusivos às atividades desenvolvidas. 3. O tema que os alunos gostariam de ver debatido no próximo ano é “Uso abusivo das tecnologias”. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Sensibilizar as pessoas para um modus vivendi mais saudável. Se cada um fizer o seu papel, poderemos mudar o mundo, já que pequenos passos fazem a diferença. MEDIDAS PROPOSTAS 1. Utilizar o plástico biodegradável. As principais vantagens do plástico biodegradável em relação ao plástico comum são as matérias-primas e o tempo de degradação no ambiente. 2. Aplicar multas a instituições que não lavem nem reciclem resíduos, uma vez que dessa forma as pessoas ficariam mais consciencializadas de que este feito é muito importante. 3. Sensibilizar a criação de voluntariados, já que só depende de cada um e é algo que nos poderá ajudar a desenvolver competências sociais.

Medida proposta 1.:

Utilizar o plástico biodegradável. As principais vantagens do plástico biodegradável em relação ao plástico comum são as matérias-primas e o tempo de degradação no ambiente.

Medida proposta 2.:

Aplicar multas a instituições que não lavem nem reciclem resíduos, uma vez que dessa forma as pessoas ficariam mais consciencializadas de que este feito é muito importante.

Medida proposta 3.:

Sensibilizar a criação de voluntariados, já que só depende de cada um e é algo que nos poderá ajudar a desenvolver competências sociais.