Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães

Exposição de motivos

A Escola organizou três debates internos nas turmas e um na sessão escolar. Os meios de divulgação usados foram cartazes alusivos ao tema e a divulgação pelas turmas por parte do Coordenador e dos docentes de várias disciplinas. Os alunos reuniram ainda com o Coordenador de modo a esclarecer dúvidas. Projeto de Recomendação As alterações climáticas têm levado à extinção de inúmeras espécies de animais, prejudicando, inevitavelmente, a vida do planeta e dos seres humanos. As cadeias alimentares são fundamentais para a preservação da Natureza e da Vida na Terra. As mudanças climáticas são a maior ameaça ambiental do século XXI, com consequências profundas e transversais a várias áreas da sociedade.

Medida proposta 1.:

Promover a produção local de carnes, legumes e fruta com vista a limitar as emissões de CO2 e o excesso de gases para a atmosfera, pois são responsáveis pelas alterações climáticas do planeta que levam à extinção de várias espécies animais.

Medida proposta 2.:

Controlar o despejo do lixo nos rios e nos mares já que 96% das espécies marinhas foram exterminadas nestes últimos 250 milhões de ano devido às alterações climáticas. Deve-se beneficiar as empresas com reduções fiscais, nomeadamente as que estão ligadas à atividade da pecuária, sendo o primeiro setor poluidor.

Medida proposta 3.:

Promover atividades de limpeza de matas, florestas, rios e praias, de modo a evitar o excesso de lixo e de poluentes que levam às alterações climáticas e à extinção de iúmeras espécies de animais. Para isso, poderíamos recorrer aos cidadãos que estão a usufruir da ajuda do estado, a longo prazo.