Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Prof. Carlos Teixeira, Fafe

Exposição de motivos

Todos temos consciência de que é urgente inverter a tendência do aquecimento global, que tem provocado o aumento da temperatura da superfície do mar e do nível das águas, com consequências significativas para a humanidade e para as espécies marinhas e ecossistemas do oceano. Torna-se, então, necessário agir individual e coletivamente, alterando hábitos e procedimentos que diminuam a pegada ecológica de cada ser humano e promovam uma utilização racional, eficiente e eficaz dos recursos naturais. Nesse sentido, apresentamos as seguintes medidas:

Medida proposta 1.:

Para evitar que se gastem enormes quantidades de água, aumentando a eficácia na extinção do fogo, e permitir uma reutilização mais rápida dos solos, dever-se-á misturar um pouco de argila à água utilizada no combate aos fogos florestais.

Medida proposta 2.:

As escolas e outros organismos públicos devem substituir as fontes e outros bebedouros por máquinas de filtros de água e incentivar a população a usar cantis reutilizáveis em vez de recipientes de plástico.

Medida proposta 3.:

A Presidência da República deve promover a criação da “Ordem de Mérito Ambiental”, que premeie as pessoas e entidades pelas suas boas práticas que zelem pelo bem-estar do ambiente e dos mares.