Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Arões - Santa Cristina, Fafe

Exposição de motivos

A Escola organizou uma Palestra “Vamos salvar os Oceanos” no dia 4 de janeiro ministrada por um Biólogo, José Manuel Salsa. Também organizou um debate com a deputada Clara Marques Mendes no dia 28 de janeiro. Nestas sessões estiveram presentes um número aproximado de 70 participantes, entre alunos e docentes. Foi a primeira vez que coordenei este projeto mas ainda bem que o fiz pois senti muito apoio da organização mas principalmente a motivação demonstrada por toda a Comunidade escolar foi gratificante. A única parte que tenho pena é que à sessão distrital não possam ir mais alunos. O tema escolhido em sessão escolar foi o "Racismo". Os oceanos cobrem a maior parte da superfície da Terra, espaço habitável que concentra a grande variedade dos seres vivos, a biodiversidade. Este ambiente marinho encontra-se cada vez mais ameaçado e o Homem é o grande responsável. Grande parte das pessoas não sabe, por exemplo, como uma simples ponta de cigarro pode ser prejudicial se chegar ao mar. Uma ponta de cigarro polui 20 litros de água. O cigarro é composto por 4,7 mil substâncias tóxicas. A nicotina, o arsénio e o chumbo são três dos mais perigosos poluentes libertados pelas beatas que chegam aos oceanos, acabando por ser absorvidos pelas algas, peixes e, consequentemente, pelo ser humano. É nosso dever travar o percurso habitual das pontas de cigarro. Nos tempos de hoje, a redução do consumo do plástico também é muito importante e urgente. Cada cidadão deve ter em mente esta necessidade e nós somos agentes importantes nesse processo. Por isso, pretendemos implementar algumas ações que vão no sentido de efetivar essa redução através da abolição, substituição e prolongamento da vida útil dos produtos de plástico. É neste propósito que nós, jovens, pretendemos implementar uma série de medidas que poderão minimizar as ameaças. Pretendemos criar “Brigadas Verdes” que trabalhem em prol da Salvação dos Oceanos, sensibilizando através de campanhas, monitorizando a implementação das medidas e, sobretudo, agindo.

Medida proposta 1.:

Evitar que as pontas de cigarro cheguem aos oceanos, colocando “Ecopontas” junto dos edifícios públicos, bares, cafés, restaurantes, etc.; multando quem deitar pontas de cigarros para o chão e não para o lixo e comercializando “Ecopontas” portáteis.

Medida proposta 2.:

Reduzir plástico nas escolas implementando ações para abolir e/ou substituir as habituais garrafas de água de plástico por dispensadores de água e/ou venda de copos de água ou garrafas reutilizáveis; o uso de palhinhas, sendo estas (quando estritamente necessárias) trocadas por aberturas fáceis ou palhinhas de bambu; os plásticos indispensáveis por plásticos biodegradáveis e os sacos de plástico fornecidos juntamente com o pão nas cantinas escolares por sacos de papel ou pelo uso de tenazes.

Medida proposta 3.:

Brigadas Verdes formadas por alunos que realizem campanhas de sensibilização na comunidade escolar e meio envolvente de modo a RRR, (papel, plástico, vidro, pilhas, óleo, REEE, medicamentos); recolher itens dos miniecopontos da Escola; monitorizar contadores da eletricidade, água e gás; substituir lâmpadas incandescentes por led; criar sinaléticas para interruptores elétricos, torneiras e tornar o tema "Salvar os Oceanos" mais abordado (nas aulas de Cidadania durante um período letivo).