Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária Santos Simões, Guimarães

Exposição de motivos

1 – Atendendo aos quase mil quilómetros de costa em Portugal continental, independentemente de estarmos perante uma costa de praia ou de arriba. Considerando a praia a extensão do oceano, existe a necessidade premente de criar um departamento de segurança e vigilância das praias com mais autonomia, servido por um sistema de videovigilância, cujo principal objetivo passa por combater os atos criminosos nas praias, como o roubo de inertes a deposição de lixo e a destruição das dunas e da flora das nossas praias. 2 – As imagens do lixo a boiar no mar e entre os recifes de coral paradisíacos que nos assolam, bem como a finitude dos recursos terrestres, inquietam os mais conscienciosos e levam-nos a pensar que muito mais poderá ser feito pelo planeta e pelos oceanos pejados de lixo. Assim, uma das medidas que teria mais sucesso, passa pelo estado, apoiar e incentivar a compra de produtos renováveis e reduzir o IVA dos produtos sustentáveis. 3 – Uma parte considerável, todavia, imensurável do lixo presente nos oceanos, provém das águas fluviais que mais parece um esgoto gigante a céu aberto em muitas regiões do planeta. No sentido, de diminuir o lixo que chega aos oceanos, torna-se indispensável colocar redes nas saídas dos canos de drenagem dos rios para impedir a passagem da maior parte do lixo. Por outro lado, a implementação de barreiras flutuantes poderia absorver fluídos prejudiciais à fauna e flora dos oceanos.

Medida proposta 1.:

Criação de um departamento de segurança e vigilância das praias.

Medida proposta 2.:

Criação de um apoio por parte do estado de modo a incentivar a compra de produtos reciclados ou facilmente recicláveis e reduzir o IVA dos produtos sustentáveis, de forma a que estes se tornem mais acessíveis.

Medida proposta 3.:

Colocar redes nas saídas dos canos de drenagem dos rios para impedir a passagem da maior parte do lixo e implementação de barreiras flutuantes.