Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães, Alverca do Ribatejo, Vila Franca de Xira

Exposição de motivos

O tema teve um forte impacto na Comunidade Escolar no âmbito da educação e formação para a cidadania a avaliar pelo entusiasmo e empenho com que um elevado número de alunos colocou em participar neste Programa. Os alunos das diferentes listas delinearam com alguma facilidade medidas que se enquadram num possível projeto lei. A atualidade do tema também contribuiu para o entusiasmo dos alunos e na elaboração das medidas. A maioria dos alunos desta escola considera importante e imprescindível para um futuro sustentável, este debate, não só entre eles, mas alargado a outras faixas etárias. A Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães não organizou debates internos sobre o tema. A sessão com a Sra. Deputada Dra. Maria da Luz Rosinha vai-se realizar no dia 29 de janeiro. A preparação desta sessão prevê a presença, além da dos deputados, de cerca de outros 90 alunos. O tema foi abordado pelos diretores de turma e pelos professores de História, Cidadania e de Ciências Naturais em sala de aula e em todas as turmas. Os alunos também abordaram e divulgaram o Programa na rádio da Escola. A sugestão dada pelos alunos para um tema para ser debatido no próximo ano é "A comunidade LGBT".

Medida proposta 1.:

Criação de benefícios fiscais para unidades industriais que produzam bens livres de microplásticos, como também para unidades que promovam a substituição do plástico por materiais mais sustentáveis (como a cortiça), diminuindo assim a taxa de utilização do plástico.

Medida proposta 2.:

Incentivos fiscais por parte do Governo às lojas e supermercados que vendam provenientes do mar ecologicamente pescados (pesca sustentável).

Medida proposta 3.:

Criação de equipas e incentivos fiscais para as mesmas, que estudem e desenvolvam a Ideonella Sakaiensis, uma bactéria que não só digere o plástico das garrafas de água, mas que também é capaz de sobreviver alimentando-se do mesmo.