Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Pedome, Vila Nova de Famalicão

Exposição de motivos

Atualmente a quantidade de resíduos nos oceanos atinge proporções alarmantes. Que estes resíduos dependem das atividades humanas é inegável. Não podemos mudar o Mundo, mas podemos alterar comportamentos que minimizem os danos provocados pelas ações Humanas. Atitudes do quotidiano podem melhorar a qualidade dos oceanos e das nossas praias, bem como diminuir as causas que potenciam as alterações climáticas. O somatório de pequenos gestos diários, agora de alguns e quem sabe mais tarde de muitos, podem mudar as previsões atuais do futuro do planeta Terra, tal como o conhecemos.

Medida proposta 1.:

Diminuir o uso de plástico na escola. Substituir o uso de embalagens, recipientes e objetos plásticos, na escola, por metais ou cartões e papelão. Os alunos, e todo o corpo docente e auxiliares, deviam ter acesso a uma garrafa e a copos ambos de aço ou alumínio.

Medida proposta 2.:

Proceder a várias campanhas de limpeza nos caminhos e riachos junto da escola, bem como em praias, envolvendo os alunos, associação de pais, autarquia e ONG’s.

Medida proposta 3.:

Promover “Aulas Abertas”, aos adultos e alunos, sobre as alterações climáticas e a contaminação dos oceanos, bem como sobre o uso correto dos ecopontos, convidando especialistas e estudiosos.