Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Colégio Novo da Maia

Exposição de motivos

1. A Escola organizou sessões em aula e posteriormente mais que uma sessão escolar com os deputados chegando a estas conclusões. 2. Foi efetuado uma apresentação pública do programa no mês de Novembro. 3. Sugestões temas: Internet, Facebook, Cyber segurança temas mais digitais e temas para o secundário mais económicos. Vivemos uma nova Era. A Era do Antropoceno. O Homem nunca interferiu tanto no planeta Terra como nos dias de hoje. As alterações climáticas são um exemplo desta interferência. Urge Salvar os Oceanos. Urge Combater as alterações climáticas. Nós jovens, mais do que ninguém temos uma palavra a dizer, até porque sofreremos as consequências, mas, principalmente porque temos de Mudar comportamentos. Temos de fazer diferente. Sendo assim face às drásticas consequências da ação do Homem propomos medidas e alterações com vista a maior sustentabilidade e a um mundo e futuro melhores. FAZER DIFERENTE FARÁ A DIFERENÇA! Assim, propomos as seguintes medidas, para contribuir para um mundo mais sustentável e medidas para salvar os Oceanos: • Criação de uma taxa ambiental (ECO TAXA) sobre a produção e a utilização do plástico com vista a diminuir drasticamente os resíduos no meio ambiente e posteriormente poluição dos nossos Oceanos. • Criação de um certificado “Selo Green” com benéficos fiscais para as empresas que ajudam o meio ambiente (ex: ETAR e separação, tratamento e reutilização dos resíduos) • A criação de uma disciplina própria, Educação Ambiental, no sistema educativo utilizando a flexibilização curricular para o efeito, criando condições para a mudança de mentalidades futuras.

Medida proposta 1.:

Criação de uma taxa ambiental (ECO TAXA) sobre a produção e a utilização do plástico com vista a diminuir drasticamente os resíduos no meio ambiente e posteriormente poluição dos nossos Oceanos.

Medida proposta 2.:

Criação de um certificado “Selo Green” com benéficos fiscais para as empresas que ajudam o meio ambiente (ex: ETAR e separação, tratamento e reutilização dos resíduos)

Medida proposta 3.:

A criação de uma disciplina própria, Educação Ambiental, no sistema educativo utilizando a flexibilização curricular para o efeito, criando condições para a mudança de mentalidades futuras.