Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Dr. José Pereira Tavares, Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis

Exposição de motivos

Projeto de Recomendação- Exposição de motivos As alterações climáticas que ocorrem no nosso planeta Terra estão a originar alterações profundas no ambiente em geral e em particular nos oceanos. A subida da temperatura da água do mar provoca modificações no meio marinho e altera as condições propícias para a reprodução e desenvolvimento de várias espécies marinhas podendo algumas delas correr o risco de extinção e diminuir a biodiversidade. Por outro lado, a pesca excessiva praticada atualmente agrava aquela situação e os armadores/ pescadores não estão preocupados com a preservação dos oceanos e das espécies que nele habitam. Por outro lado, ainda existem empresas pesqueiras que não respeitam as normas estabelecidas referentes à malhagem das redes e / ou os acordos de pesca definidos com vista à reposição natural das espécies marinhas. Todas estas situações põe em perigo a vida nos oceanos, desde o fitoplâncton aos peixes, sendo o principal responsável por isso o Homem e as suas ações. Tem-se verificado em todo o mundo e em particular em Portugal, situações de animais marinhos chegarem à costa feridos ou doentes, consequência de diversos fatores: redes pesqueiras, resíduos no mar, entre eles o plástico, derrames de petróleo, pesca desportiva, etc. Assim surgiu em meados de 2016 o Centro de pesquisa e reabilitação de animais marinhos em Aveiro (Ílhavo) com o propósito de tratar e devolver à Natureza esses seres vivos. Tratando-se de um organismo de extrema importância, o acompanhamento desenvolvido por voluntários permitiria assegurar um trabalho mais efetivo junto de um maior número de espécies. Ao mesmo tempo sensibilizaria a comunidade para uma maior envolvimento nesta causa e para o problema da sustentabilidade do planeta Terra e, em particular dos oceanos.

Medida proposta 1.:

Desenvolvimento de ações de sensibilização a pescadores e armadores com vista a reduzir a pesca de certas espécies em risco de extinção e diminuir os resíduos resultantes da limpeza dos navios de pesca.

Medida proposta 2.:

Intensificar a atividade de fiscalização no mar e a aplicação de coimas mais pesadas aos infratores como forma de controle do tamanho da malha das redes de pesca e do peixe pescado e direcionar os excedentes para rações.

Medida proposta 3.:

Angariar voluntários para apoiar o maior centro de reabilitação de animais marinhos da Europa, situado em Ílhavo, Aveiro.