Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Rainha Santa Isabel, Pedrulha, Coimbra

Exposição de motivos

As alterações climáticas estão associadas ao aquecimento global, ou seja, ao processo de elevação média das temperaturas da Terra ao longo do tempo. De acordo com os estudos científicos recen-tes, este fenómeno está associado às atividades humanas que provocam a emissão dos chamados gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono, o gás metano, o óxido nitroso, o hexaflu-oreto de enxofre, o CFC (clorofluorcarboneto) e os PFC (perfluorcarbonetos), causando proble-mas atmosféricos e ao nível dos oceanos. A emissão de poluentes pelas indústrias, pelos veículos, pela criação de gado, pelos incêndios, entre outros, resulta no aquecimento global e no agrava-mento das condições climáticas à escala mundial, verificável no aumento da frequência e intensi-dade de secas, inundações, cheias repentinas, ondas de calor, incêndios rurais, erosão e galga-mentos costeiros e fenómenos extremos repentinos. É importante não esquecer que Portugal é uma das regiões da Europa que será potencialmente mais afetada pelas alterações climáticas. Para combater o aquecimento global seria necessário que a emissão de GEE fosse nula. É nesse sentido que se tem investido em energias renováveis, diminuindo a utilização de combustíveis fósseis. Mas não é suficiente. É necessário alterar hábitos alimentares, diminuindo o consumo de carne e, acima de tudo, consciencializar o ser humano para diminuir a produção de lixo, consumin-do de forma responsável e promovendo a reciclagem. A diminuição na produção de lixo diminuiria também a poluição e a emissão de gases poluentes, como o gás metano (presente nos aterros sanitários). Não esquecendo que mais de 90% do calor armazenado devido às emissões de gases com efeito de estufa é absorvido pelos oceanos, e que todo o lixo produzido e não reciclado acaba nos ocea-nos, centrámos as nossas propostas no combate à poluição dos oceanos, na promoção da recicla-gem e na diminuição da produção/consumo de produtos de plástico (um dos principais responsá-veis pela poluição dos oceanos e morte prematura de animais marinhos).

Medida proposta 1.:

1. Criar grupos de reclusos, desempregados e até de alunos para a limpeza periódica de matas, margens dos rios e praias, o que além de promover a recolha de materiais poluentes, contribuiria para a educação cívica dos cidadãos.

Medida proposta 2.:

2. Sensibilizar a população para a diminuição do consumo de produtos de plástico, optando por produtos feitos de materiais alternativos não poluentes, o que, consequentemente, obrigará as indústrias a encontrarem soluções sustentáveis do ponto de vista ambiental.

Medida proposta 3.:

3. Promover a sensibilização para a reciclagem, disponibilizando-se mais ecopontos à população.