Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Miguel Torga, Bragança

Exposição de motivos

A gestão sustentável dos Oceanos, o recurso mais vital para a Vida, é uma prioridade e uma exigência para a sobrevivência da Terra e dos Seres que nela habitam. Sabemos que é um problema, mas que também tem soluções. Todos somos responsáveis. Para isso é necessário mudar as mentalidades e os hábitos de consumo. Precisamos alcançar oceanos saudáveis, sem poluição, e produtivos.

Medida proposta 1.:

1. REDUZIR A UTILIZAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS FOSSÉIS COMO FONTE DE ENERGIA Porque:- são a principal fonte de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, contri-buindo para o aumento do efeito de estufa e consequentemente o aquecimento global;- aumenta a acidez da água dos oceanos, em resultado da absorção do dióxido de carbono da atmosfera com impactos na vida marinha.

Medida proposta 2.:

2. REDUZIR O CONSUMO DE PEIXE E MARISCO RESULTANTES DA SOBREEXPLORAÇÃO DOS MARES Exemplos destas espécies são a sardinha, tamboril, camarão, bacalhau entre outros. Para reduzir o seu consumo pode-se recorrer ao aumento da produção, distribuição e compra de espécies produzidas em aquacultura. Para diminuir também as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera podemos consumir frutos e legumes da região evitando o transporte de outros e assim diminuir o dióxido de carbono na atmosfera

Medida proposta 3.:

3. REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICO PARA DIMINUIR A POLUIÇÃO NOS OCEANOS. A poluição é a causa da morte de várias espécies . Nós provocámos esta catástrofe que matou e mata milhares de espécies e somos nós que temos de a corrigir.