Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Rio Arade, Parchal, Lagoa

Exposição de motivos

As alterações climáticas caracterizam-se por uma mudança significativa e prolongada na distribuição estatística dos padrões meteorológico que decorre ao longo de um período que pode ir de décadas a milénios. Este fenómeno pode manifestar-se numa mudança das condições atmosféricas médias, ou numa distribuição de estados do tempo em torno das mesmas, com a maior ou menor ocorrência de fenómenos climáticos extremos. E um dos maiores contributos para a poluição dos mares e para as alterações climáticas é o plástico. Segundo dados divulgados pela ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes. Para se ter uma ideia, hoje a presença de microplásticos nos mares já superam a quantidade de estrelas na galáxia. Os jovens são o futuro, somos nós que temos que mudar, somos nos que temos de evoluir e cuidar do nosso planeta, somos nós que podemos fazer a diferença e a perservação nosso ambiente é importante. Ainda mais importante é começar a incentivar e a mentalizar os mais novos que temos de limpar e preservar os nossos espaços para no futuro continuarmos a poder usufruir de tudo aquilo que a natureza nos dá. As nossas medidas foram criadas tendo por base algumas considerações, onde definimos as nossas prioridades e ações concretas e possíveis de realizar, sendo que já obtemos parecer positivo da nossa escola em relação à implementação de uma delas. Neste sentido definimos que o plástico é algo que deve ser erradicado da nossa vida diária, a começar pela escola e que os jovens tem um papel fundamental na alteração de mentalidades e comportamentos. Queremos colocar-nos no centro da questão, porque é o nosso futuro que está em causa. Todos juntos conseguiremos fazer a diferença se começarmos agora. Pretendendo assim que no futuro não seja na nossa costa que haja uma ilha do plástico e nem mesmo no mundo. Juntos conseguiremos preservar o nosso ambiente e melhorar os nossos oceanos.

Medida proposta 1.:

Criação, por parte das autarquias de Programas de jovens monitores do ambiente e aumento do uso de sacos do lixo biodegradáveis. - Esta medida vem no sentido de acabar com a poluição nas praias através da criação programas de ocupação de tempos livres de jovens monitores do ambiente que teriam a importante tarefa de realizarem ações de manutenção das praias e sensibilização durante as épocas turísticas. Esta medida também valoriza o uso de sacos de lixo biodegradáveis nestes ambientes.

Medida proposta 2.:

Reduzir o uso de plástico nas escolas, com incentivo à utilização de garrafa reutilizável própria. - Queremos tentar reduzir ao máximo ou até mesmo acabar com o uso de plástico. O objetivo é que todos os alunos professores e até mesmo funcionários passem a usar a sua garrafa própria reutilizável, sendo que esta poderia ser enchida gratuitamente no bar (água de garrafão). Futuramente, e se se revelar uma prática com adesão, poderia-se usar o mesmo conceito para outras bebidas.

Medida proposta 3.:

Criação do Dia Escolar da Sustentabilidade - Queremos criar impacto sobre este tema e este seria um dia reservado para a realização de atividades de perservação do ambiente. Todas as escolas teriam de aderir e todos os alunos teriam a oportunidade de contribuir ativamente para esta causa, apoiando ações de limpeza/manutenção das praias, jardins, floresta ou até mesmo na escola.Com isto, no terreno e em ação, os jovens teriam noção da importancia deste tema.