Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Pinhel

Exposição de motivos

A destruição de habitats marinhos por ação do Homem tornou-se um tema controverso e atual, sendo necessário tomar medidas urgentes e responsáveis por parte de cada um de nós. A Terra tenderá a devolver-nos em dobro tudo aquilo que lhe dermos, bom ou mau. Assim, consideramos que cada um de nós, nas pequenas coisas pode fazer a diferença. Pequenos gestos, no dia-a-dia, podem contribuir para minimizar os efeitos das alterações ambientais ao nível dos oceanos. Entendemos que as medidas a seguir apresentadas contribuirão para a preservação da vida nos oceanos, impedindo a destruição das cadeias alimentares, preservando as espécies em vias de extinção. Essas medidas contribuirão também para a manutenção da qualidade/quantidade da água disponível para o Homem. As fontes de energia renovável (energia eólica, energia solar, energia hidroelétrica, energia dos oceanos, energia geotérmica, biomassa e biocombustíveis) constituem alternativas aos combustíveis fósseis que contribuem para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, diversificam o aprovisionamento energético e reduzem a dependência em relação a mercados de combustíveis fósseis pouco fiáveis e voláteis, em particular os do petróleo e do gás. Os utensílios descartáveis são um grave problema ambiental. Esses utensílios são usados por poucos minutos e sua produção emite gases de efeito estufa, além de serem produzidos a partir de matéria-prima fóssil, de um subproduto do petróleo. Assim, deve-se utilizar recipientes duráveis, que poderão ser utilizados várias vezes, aproveitando assim o mais longamente possível os recursos consumidos no seu fabrico.

Medida proposta 1.:

Criação da disciplina de Educação Ambiental nas escolas de ensino básico.

Medida proposta 2.:

Para evitar o degelo glaciar que poria em causa a quantidade de água disponível, a indústria e o parque automóvel terá que reduzir a quantidade de GEE emitidos para a atmosfera, utilizando outros meios de transporte, que utilizem energias alternativas, renováveis e não poluentes, sendo necessário fazer uma fiscalização eficaz, beneficiando quem cumpre.

Medida proposta 3.:

Evitar o uso de utensílios descartáveis, substituindo-os por copos de cartão ou copos biodegradáveis. Trocar os guardanapos de papel por guardanapos de pano.