Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, Ansião

Exposição de motivos

A organização de todo o processo foi planificado conjuntamente com os alunos constituintes das listas. Estes organizaram debates e reuniões entre os vários elementos das diferentes listas com o objetivo de definirem as medidas a propor e também para definirem estratégias de atuação. Muitas das reuniões foram organizadas pelos próprios alunos de forma autónoma , o que , se por um lado se deveu ao facto de os mesmos terem mostrado iniciativa para o fazer, teve também a ver com o facto de os professores não terem a disponibilidade que gostariam para dedicar ao projeto. Refira-se que a escolha dos alunos acabou por incidir em alunos dos 9ºs anos, pois sendo os anos lecionados pela coordenadora do projeto acabaram por ser estes os alunos mais próximos do projeto. Eles próprios, ao formarem as listas, acabaram por se unir aos colegas que lhes eram mais próximos. Apesar de termos dirigido convite para a vinda de um Senhor Deputado, não fomos contemplados com essa possibilidade.

Medida proposta 1.:

Utilização efetiva de meios digitais em todas as instituições públicas, em particular nas escolas, substituindo , neste caso os manuais, os cadernos e todos os materiais por forma a reduzir ou mesmo acabar com o consumo de papel. (propostas concretas a apresentar pelos alunos)

Medida proposta 2.:

Implementação de políticas eficazes de redução do consumo de plásticos e outros materiais poluentes. (a concretizar pelos alunos na respetiva apresentação)

Medida proposta 3.:

Fazer das escolas o núcleo de desenvolvimento / criação /promoção de medidas que incentivem nas diferentes comunidades, hábitos quotidianos e regulares de defesa do ambiente local e global, individualmente ou em parceria com outras entidades locais , regionais ou mesmo nacionais . (a concretizar pelos alunos na sessão distrital)