Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos, Vila Franca de Xira

Exposição de motivos

Após a divulgação do programa e do tema, os alunos organizaram-se e constituíram três listas. Posteriormente, analisaram diversos documentos relativos ao tema “Alterações Climáticas - Salvar os Oceanos” e após debate e reflexão de ideias, propuseram medidas que integraram os seus projetos. Após uma salutar e participada campanha eleitoral, procedemos às eleições no dia 23 de janeiro e realizámos a sessão escolar no dia 28 de janeiro, onde estiveram presentes 22 dos 23 deputados eleitos, designadamente 11 deputados da lista A, 3 deputados da lista B e 9 deputados da lista C. Assistiram a esta sessão três turmas do oitavo ano. Na sessão escolar, os intervenientes apresentaram e debateram as suas medidas, tendo chegado a acordo relativamente às medidas propostas. Enquanto professora coordenadora do projecto, constatei que houve um grande envolvimento por parte dos alunos na recolha e tratamento de informação relativa à temática proposta, o que lhes permitiu adquirir conhecimentos e tomarem consciência da importância da sua participação, enquanto cidadãos responsáveis na resolução de problemas globais e na construção de um mundo melhor. No próximo ano, os alunos gostariam de debater os direitos dos animais.

Medida proposta 1.:

Apostar mais na educação ambiental, desde o ensino pré-escolar até ao final da escolaridade obrigatória, promovendo campanhas de sensibilização para, nomeadamente, a limpeza de espaços públicos, florestas e praias.

Medida proposta 2.:

Implementar nos supermercados a adesão ao uso de compras a granel e disponibilizar embalagens reutilizáveis alternativas ao plástico. Os supermercados que realizassem mais vendas de produtos ecológicos beneficiariam de reduções fiscais.

Medida proposta 3.:

Reduzir o uso de pesticidas e adubos químicos na agricultura, de forma a diminuir a poluição dos solos e das águas subterrâneas, dos rios e dos mares.