Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Serpa

Exposição de motivos

Nós alunos, do ensino básico, da Escola Secundária de Serpa considerámos muito interessante e pertinente o tema do Parlamento dos Jovens – ensino básico. “Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos”. Este é um problema que está a afetar a sustentabilidade do nosso planeta a um ritmo muito acelerado, pondo em risco a sobrevivência de todos os seres vivos. O desinteresse de alguns países em reduzirem a utilização de combustíveis fósseis apostando na utilização de energias renováveis tem vindo a contribuir, ao longo dos anos, para o agravamento do efeito de estufa e consequentemente para as alterações climáticas que atualmente vivenciamos. O uso despreocupado e constante do plástico, na nossa sociedade, levou à acumulação desse material, que demora muitos anos a degradar-se na natureza, nos oceanos.

Medida proposta 1.:

Promover a realização de investigações (missões financiadas) aos oceanos para identificar as zonas mais vulneráveis e criar aí áreas protegidas com o objetivo de preservar as espécies.

Medida proposta 2.:

Sensibilizar as crianças, desde os primeiros anos de escolaridade, para a importância da preservação do planeta, em particular, dos oceanos.

Medida proposta 3.:

Aplicar taxas bastante penalizadoras para os produtos embalados com plástico.