Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica D. João de Portel, Portel

Exposição de motivos

Importa referir que em todos os momentos do projeto Parlamento dos Jovens desenvolvido na nossa escola, houve um ambiente saudável e democrático. A sessão escolar foi também exemplo deste espírito de cooperação e respeito. Foi um debate muito esclarecedor, com um forte sentido de responsabilidade, no qual cada uma das listas reivindicou, mais uma vez, as suas medidas e defendeu-as como as mais capazes e mais concretas para combater as alterações climáticas e salvar os oceanos. Quanto à primeira medida ,punir as pessoas, indústrias e empresas que contaminem os oceanos, permitindo assim manter a importante função reguladora que os oceanos desempenham em termos de alterações climáticas , esta constitui, sem dúvida ,uma das políticas de incentivo para proteger os habitats e a vida marinha e ao mesmo tempo preservar o papel fulcral do mar na determinação do clima do planeta Terra. No que se refere à medida dois, criação de associações de voluntários que façam limpeza nas praias e reforcem a importância da educação ambiental. Esta medida visa, não apenas a recolha de resíduos, mas também a sensibilização da população para a importância da conservação dos oceanos e recursos marinhos. Relativamente à medida 3, Criação de métodos de reciclagem mais acessíveis para evitar a poluição nas praias, constitui uma medida que visa uma maior recolha de lixo nas praias, evitando assim a poluição do mar. Desta forma contribui-se para uma tomada de consciência sobre a importância do mar e a forma como a atmosfera e os oceanos interagem de modo a proceder a uma regulação do clima.

Medida proposta 1.:

Punir as pessoas, indústrias e empresas que contaminem os oceanos, para que estes mantenham a sua função reguladora em termos de alterações climáticas.

Medida proposta 2.:

Criação de associações de voluntários que façam a limpeza nas praias e reforcem a importância da educação ambiental.

Medida proposta 3.:

Criação de métodos de reciclagem mais acessíveis para evitar a poluição nas praias, protegendo assim o mar e valorizando o seu papel na determinação do clima no planeta Terra.