Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica D. Dinis, Leiria

Exposição de motivos

Os oceanos de plástico são cada vez mais uma realidade. Várias espécies marinhas têm sido afetadas seriamente. Prevê-se que em 2050 a quantidade de lixo seja superior ao número de peixes. Face a esta realidade, tornar-se-ia necessário, diriamos mesmo urgente, a implantação de várias medidas, tais como: optar por um produto biodegradável que substitua o atual plástico; fomentar a recolha e reciclagem do plástico existente; limpar, conservar e vigiar o lixo nas praias.

Medida proposta 1.:

Fomentar a produção e divulgação de plástico que se dissolva na água (que já existe) de forma a minimizar o impacto dos resíduos do plástico.

Medida proposta 2.:

Criar penas alternativas, substituindo o tempo de prisão por trabalho comunitário, nomeadamente a apanha de lixo nas praias. Desta forma, os contribuintes que dão o seu contributo para a manutenção do período de reclusão não sentiriam que o mesmo era feito em vão, uma vez que o trabalho dos presos seria a retribuição

Medida proposta 3.:

Criar sistemas de incentivo à reciclagem, com a recolha seletiva de plástico. Nos supermercados e outras grandes superfícies seria devolvida ao cliente a tara paga pela embalagem de plástico ou, então, entregues vales de desconto na troca de determinada quantidade de plástico para reciclar. Desta forma, fomentar-se-ia também o próprio processo de reciclagem.