Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Vila Velha de Ródão

Exposição de motivos

No sentido de despertar os alunos para uma consciência cívica ativa e promover o debate para a temática das alterações climáticas foram dinamizadas várias sessões, no âmbito das disciplinas de História e Ciências Naturais. Na disciplina de Português foram treinadas técnicas de debate e argumentação. No decorrer das sessões contaram com a colaboração do director do agrupamento que enriqueceu o debate com a sua longa experiência de participação, neste projeto, em anos anteriores. No passado dia 14 de janeiro teve lugar uma sessão, no salão nobre do Município de Vila Velha de Ródão, onde esteve presente a Deputada Hortense Martins, cuja participação contribuiu para proporcionar, a todos os presentes, uma maior seriedade ao momento. Nesta ação estiverem presentes 88 alunos, cerca de 10 professores, o executivo camarário bem como o presidente da assembleia municipal.

Medida proposta 1.:

1ª medida – Reflorestação das áreas ardidas Após os terríveis acidentes florestais ocorridos nos últimos Verões em Portugal, consideramos importante a reflorestação ordenada, nas florestas portuguesas e a inserção de espécies autóctones. Com esta medida reduzir-se-ia a poluição nos rios pois com a florestação minimizam-se os efeitos da erosão que arrastam para os rios sedimentos e cinzas poluentes. Por outro lado, a Floresta é uma das formas de minimizar os efeitos do aquecimento global.

Medida proposta 2.:

2ª medida – Diminuição da utilização dos plásticos Ao diminuir a utilização de sacos e garrafas de plástico contribui-se para a redução de materiais não perecíveis que acabam nos oceanos. Propomos a realização de campanhas de sensibilização, junto da comunidade local, que consistirão na troca de três sacos ou garrafas de plástico por uma embalagem de material reciclado.

Medida proposta 3.:

3ª medida – Colaboração das fábricas de Vila Velha de Ródão para melhorar as águas do Tejo. Com a colaboração das fábricas de Vila Velha melhoria das águas do Tejo estará garantida. Serão promovidas reuniões mensais com os representantes destas empresas com o intuito de sensibilizar para melhorar continuadamente a qualidade das águas residuais devolvidas ao rio Tejo. Pretende-se ainda com as reuniões previstas nesta medida, a redução de emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera.