Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Agrupamento de Escolas de Anadia - Escola Básica e Secundária

Exposição de motivos

Conscientes de que toda a vida na Terra está ligada aos oceanos, uma vez que estes representam dois terços da superfície da Terra, ocupam o maior espaço habitável do planeta, e neles habita a maioria do seres vivos e a biodiversidade, quanto mais nos empenharmos na defesa deste sistema vital, maior sustentabilidade daremos ao nosso planeta e ao nosso bem-estar. Sabendo que as suas massas imensas de água salgada desempenham ainda um papel essencial nos sistemas que garantem a vida e a estabilidade ambiental da Terra, converte-se numa obrigação moral encontrar soluções de forma partilhada para educar, inspirar e mudar mentalidades e comportamentos das comunidades atuais. A acidificação dos oceanos, a perda de habitats, as espécies invasoras, a sobrepesca e sobretudo o grave flagelo da poluição do plástico, são os gigantes ameaçadores do ecossistema marinho. Cientes de que é nos grandes centros urbanos, que se concentra a maior fatia da da indústria e população mundiais, produtores de gases com efeito de estufa, de CO2 e em que o plástico invade as rotinas da vida humana, é premente atuar com a implementação de medidas que vinculem os produtores, indústrias e consumidores a mudanças concretas. Nesta sequência consideramos as três medidas propostas, serem capazes de mudar num tempo curto, algumas práticas que tanto ameaçam os oceanos. Urge mudar comportamentos, atitudes e rotinas. O desafio é difícil, porque implica alterar mentalidades de alguns, negligências de outros, mas a tarefa é de todos. Das famílias, das escolas, das empresas, das superfícies comerciais, das autarquias, em suma da sociedade.

Medida proposta 1.:

1. Colocar pontos de recolha de recipientes de plástico e de vidro nos espaços públicos (superfícies comerciais, escolas, hospitais, ruas…) retribuindo-se a tara paga anteriormente pelo recipiente. Esta medida recompensará monetariamente os cidadãos que reciclem, ou seja, todos aqueles que entreguem os recipientes para reutilização. Exposição da medida: Criação de máquinas nos espaços públicos com o slogan «Um plástico por um bónus, cada plástico depositado é um bónus acumulado».

Medida proposta 2.:

2. Incentivos fiscais concedidos pela tutela, a empresas que apostem somente na produção e consumo de energias renováveis. Exposição da medida: Promover a criação de empresas amigas do ambiente.

Medida proposta 3.:

3. Incentivos fiscais do governo a todas as indústrias e produtores de embalagens/recipientes biodegradáveis e penalização fiscal a empresas produtoras de plástico descartável. Exposição da medida: Incentivo gradual à produção de recipientes biodegradáveis, para eliminação total de plástico descartável dos circuitos de produção e consumo.