Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Dr. Pedrosa Veríssimo, Paião, Figueira da Foz

Exposição de motivos

A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos. Há plástico espalhado por todos os oceanos do planeta. 50 a 70% do oxigénio que respiramos não é produzido nas florestas, mas sim nos oceanos que são, 71% da superfície da Terra. Os oceanos são uma fonte de recursos biológicos, naturais, suportando uma imensa variedade de ecossistemas. O oceano e a Humanidade estão fortemente interligados desde os primórdios. Urge que o Homem, a nível individual e através de políticas públicas de defesa do mar, altere, atempadamente, comportamentos e promova uma redução drástica do aquecimento global e da acidificação dos oceanos, responsáveis por uma verdadeira tragédia ambiental no século XXI.

Medida proposta 1.:

Desenvolvimento de campanhas e de ações de formação/sensibilização junto dos profissionais das atividades piscatórias: alteração de comportamentos irresponsáveis (20% do lixo marinho tem origem na atividade piscatória - abandono de redes, bóias de plástico, caixas de isco…);construção de navios mais ecológicos e menos poluentes e construção de barcos de pesca convertidos em verdadeiras “fábricas de reciclagem flutuantes” que limpem os oceanos.

Medida proposta 2.:

Uma vez que as ETAR (Estações de Tratamento de Resíduos) não conseguem eliminar os microplásticos lançados para os mares,frequentemente confundidos, pelas aves marinhas com alimento, e porque estes permanecem, de forma persistente e por longos períodos nos oceanos, propomos a colocação de filtros nas redes de esgotos, responsáveis por descargas lançadas para o mar, de forma a impedir a sua proliferação nos ecossistemas marinhos.

Medida proposta 3.:

Obrigatoriedade legal de redução drástica de uso de plásticos (copos, tampas, pratos, talheres, palhinhas…) em sítios públicos (cafés, restaurantes, escolas, hospitais…) com aplicação de coimas para os infratores e benefícios fiscais para as instituições/empresas que cumpram, integralmente a legislação e promovam o uso de produtos cada vez mais ecológicos.