Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica 23 Cónego João J. G. Andrade (Campanário)

Exposição de motivos

O problema das alterações climáticas está na ordem do dia e afeta o nossa planeta pelo que, é um dever de todos cuidar e preservar o meio ambiente e os nossos oceanos. Todos os governos devem legislar no sentido de preservar e cuidar dos oceanos. Todos os países do mundo devem assumir um compromisso de tomar medidas efetivas e eficazes para cuidar de todos os ecossistemas neles existentes. A vida nos oceanos tem uma dimensão gigantesca e o impacto humano sobre os oceanos está a por em causa o futuro da nossa e outras gerações. As medidas legislativas devem condicionar as ações humanas que estão a destruir o planeta e poluem o mar. O aquecimento global tem impacto direto na subida do nível do mar, provoca o desaparecimento de algumas zonas costeiras, mas acima de tudo altera a fauna e a flora marítimas por causa das variações de temperatura da água. O nosso país e sobretudo a nossa ilha sofrem impactos muito diretos com a subida no nível do mar. O maior problema que se afigura é o aumento da emissão de gases efeito de estufa e são esses que devemos combater, a par com a produção de resíduos e lixo. Muito dos comportamentos que temos em terra refletem-se na poluição dos mares. Os governos devem envolver toda a sociedade civil em políticas de preservação, uma vez que é preservando que vamos evitar uma maior destruição do planeta.

Medida proposta 1.:

1. Criar postos de reciclagem em que, por cada unidade/quilo de lixo, o cidadão acumularia dinheiro em cartão que poderia ser descontado em transportes públicos, incentivando a reciclagem e a utilização de transportes públicos.

Medida proposta 2.:

2. Criar parques de estacionamento gratuitos, nas periferias das cidades, para automóveis elétricos e facultar o transporte coletivo para o centro das cidades.

Medida proposta 3.:

3. Criar equipas de limpeza das ribeiras, rios e riachos, controladas pelas Câmaras Municipais, de modo a reduzir / eliminar o lixo que vai para o mar.