Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica de Nogueira, Braga

Exposição de motivos

Os oceanos têm um papel muito importante na regulação do clima, absorvendo uma grande parte do calor que chega à Terra, assim como também captam o dióxido de carbono existente na atmosfera. Atualmente, devido principalmente à ação humana, os níveis de poluição estão a provocar situações muito críticas, irreversíveis, se não se tomarem medidas, não só a nível local, mas à escala global. As medidas que propomos visam principalmente diminuir a emissão de gases poluentes e com efeito de estufa. Estes gases contribuem para o aquecimento global, o que leva a que os oceanos estejam cada vez mais quentes, mas também mais ácidos, com graves impactos para a biodiversidade marinha e os ecossistemas do oceano e consequentemente para toda a humanidade. Promover a transição para uma economia de baixo carbono deve ser preocupação dos governos, mas também de cada um de nós, cujas ações e escolhas individuais podem contribuir para reverter o fenómeno das alterações climáticas.

Medida proposta 1.:

Tolerância zero ao plástico nos organismos públicos, como escolas, com a proibição de venda de água em garrafas de plástico.

Medida proposta 2.:

Instalação obrigatória de filtros de partículas poluentes nas chaminés das unidades industriais e outras, como centrais termoelétricas e incineradoras de lixo, assim como a inspeção das mesmas deve ser realizada com frequência.

Medida proposta 3.:

Aumento da produção de carros elétricos e instalação de postos de abastecimento dos mesmos em todo o território nacional.