Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Frei Manuel Cardoso, Fronteira

Exposição de motivos

1ª Medida – Impor uma taxa a todos os sacos plásticos, como forma de incitar o uso de sacos de tecido, verga e outras matérias. Utilizamos esta medida como forma de combate ao aban-dono e à produção em excesso de sacos de plástico. Os sacos de verga, tecido e outros materiais, reutilizáveis, são ecologicamente mais sustentáveis. Evita-se, assim, a poluição – nomeadamente dos oceanos. 2ª Medida – Recolhas de lixo em ações de voluntariado e ações de formação irão sensibilizar os cidadãos para o problema dos oceanos. Consideramos importante esta metodologia ativa, porque julgamos constituir o modo mais eficiente de alterar comportamentos. 3ª Medida – Ainda há muitas pessoas que não estão consciencializadas para os problemas da poluição e para a necessidade da reciclagem. É relevante que a rede de ecopontos seja incentivadora dos hábitos da separação do lixo e da colocação dos materiais para reciclagem nos respectivos ecopontos.

Medida proposta 1.:

Impor uma taxa a todos os sacos de plástico, como forma de incentivar o uso de sacos de tecido, verga e outras matérias.

Medida proposta 2.:

Obrigatoriedade de todas as Câmaras Municipais organizarem pelo menos duas recolhas de lixo (anuais e voluntárias) sob pena de multa. Formações obrigatórias a toda a população, de consciencialização sobre o meio ambiente (de dois em dois anos).

Medida proposta 3.:

Obrigatoriedade de colocação de pelo menos um ponto de ecopontos, num raio de 300 metros nas vilas e cidades e 200 metros nas praias.