Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, Sertã

Exposição de motivos

A Salvação dos Oceano tornou-se um imperativo para todas as sociedades. Os Estados deveriam facultar incentivos económicos e/ou benefícios fiscais aos agentes que utilizem qualquer tipo de energia limpa e não poluente, impediam a acumulação na atmosfera de gases efeito de estufa, que provocam o aquecimento global e o consequente degelo, o que impedirá também a subida do nível médio das águas do mar, protegendo a longo prazo, o litoral dos diversos continentes e os seus habitantes, além de proteger o habitat e as próprias espécies que nele habitam, muitas delas susceptíveis a grandes variações de temperatura. O Lixo à deriva nos Oceanos é outro dos graves problemas na atualidade, quer para a sua sustentabilidade como para toda biodiversidade. A aposta efetiva na pesquisa científica de materiais biodegradáveis e promover a reciclagem, bem como em embalagens de papel ou cartão, mas pode utilizar também, como mostraram diversos estudos, vários tipos de fungos e enzimas produzidas por alguns tipos de bactérias, que decompõem, em poucas semanas, o plástico. Isto impedirá acontecimentos como os da “Grande Ilha de Lixo do Pacífico”, uma massa de lixo à deriva no Oceano Pacífico que é um ligeiramente maior que a França.

Medida proposta 1.:

O Estado Português deve facultar incentivos económicos e/ou benefícios fiscais a todas as famílias que disponham de provas da compra de um ou mais carros eléctricos, híbridos ou movidos a energias limpas e renováveis. Deve também beneficiar os proprietários e empresários que apostem em energias limpas, além de multar os que não cumprem as regras para a diminuição do impacto ambiental.

Medida proposta 2.:

O Governo Português deve apostar na redução do IVA de produtos empacotados em materiais não plásticos. Pode apostar também em materiais biodegradáveis, na reciclagem, ou no uso de diversas bactérias e fungos, produtores de substâncias decompositoras do plástico.

Medida proposta 3.:

Erradicar o comércio de produtos/ serviços do Espaço Europeu que contribuem para extinção das espécies mais vulneráveis como Ursos polares, pinguins, renas, animais exóticos como as tartarugas e diversos peixes.