Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, Vila Viçosa

Exposição de motivos

As consequências das alterações climáticas representam um enorme risco para a vida na Terra, com impacto significativo ao nível da sociedade e economia, assim como dos recursos e da vida selvagem. Os oceanos têm minimizado os efeitos do aquecimento global e, como tal, têm de ser protegidos. Entendemos que, para a sua real e efetiva proteção, tem de ser mobilizada to da a sociedade, com medidas que envolvam não apenas os governos mas também a Sociedade civil, consciencializando-nos todos da importância do papel de cada um de nós nesta urgente ação. Por estes motivos, as nossas medidas apontam para a educação, sensibilização e de ações que conduzam a uma melhoria dos comportamentos neste âmbito. Da educação à ação, da ação à educação, vamos salvar os Oceanos!

Medida proposta 1.:

Criar uma associação governamental para que todos os cidadãos que recolhessem lixo do mar e das praias( e o entregassem na associação para ser reciclado)obtivessem uma recompensa do governo. Essa recompensa poderia ser a diminuição de impostos ou monetária.

Medida proposta 2.:

Controlar os detritos/ descargas deitados pelas fábricas para os rios e mares/oceanos e punir aquelas que o fazem. através da legislação(aplicada efetivamente).

Medida proposta 3.:

Realização de campanhas específicas, para sensibilização de toda a comunidade, com destaque particular para os mais jovens.