Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, Alvaiázere

Exposição de motivos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALVAIÁZERE Exposição de motivos 1. Os oceanos têm funcionado como escudo do planeta, absorvendo 93% do aumento da temperatura desde 1970. Como consequência, tem ocorrido acidificação dos oceanos, processo químico pelo qual o PH da água dos oceanos é alterado, aumentando a sua acidez, por dissolução do dióxido de carbono na água. 2. Verificam-se descargas de petroleiros por acidente e lavagens abusivas em alto mar. 3. O lixo nos oceanos ronda os 8 milhões de toneladas, incluindo garrafas, copos, pratos, talheres, cotonetes, sacos, esferovite, microesferas de cosméticos. Ora as microesferas de polietileno ou pedaços de plástico com menos de 5 milímetros acabam ingeridos por peixes.

Medida proposta 1.:

Diminuir a pegada ecológica: política dos 3 R; utilização de transportes públicos e outros amigos do ambiente; diminuir a utilização de papel/ utilização de papel reciclado; estímulo ao uso das energias renováveis e eletrodomésticos de baixo consumo; redução do uso do plástico; reutilização de manuais escolares.

Medida proposta 2.:

Substituir as energias fósseis por energias amigas do ambiente (eletricidade e hidrogénio) para diminuir o trânsito dos cargueiros nos oceanos, nos quais a fiscalização da segurança deve ser reforçada.

Medida proposta 3.:

Introduzir benefícios fiscais à utilização de recipientes reutilizáveis e materiais recicláveis na área empresarial e estimular a mesma prática no consumo privado. Ex. embalagens de cartão, reutilização das garrafas.