Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

EB2,3/S de Velas

Exposição de motivos

As medidas aqui propostas surgem da necessidade de encontrarmos rapidamente soluções para a limpeza e preservação dos nossos mares. Temos que sensibilizar a população regional, nacional e acima de tudo mundial relativamente a esta problemática tendo em conta que se a poluição continuar a aumentar desta forma, deixaremos de poder habitar este planeta.

Medida proposta 1.:

Aumentar as áreas protegidas e investir na proteção dos ecossistemas marinhos e da vida marinha. Que sejam realizados estudos para serem aprovadas novas áreas protegidas de acordo com as necessidades marinhas e que seja aumentada a fiscalização dessas áreas criando-se, ao mesmo tempo, medidas punitivas mais duras que responsabilizem aqueles que poluem, danificam ou esgotam recursos marinhos.

Medida proposta 2.:

Sensibilizar as populações para os danos que o plástico causa no ecossistema marinho. Para isso, temos de efetuar um maior número de limpezas da orla costeira e realizar sessões informativas para a comunidade escolar e para a população em geral.

Medida proposta 3.:

Diminuir drasticamente o uso do plástico. Criar uma proposta de lei para a proibição do uso de plástico que não seja biodegradável. Esta lei teria uma maior ação se aplicada nas festividades populares e religiosas para acabar com o uso de objetos de plástico descartável, como por exemplo os copos, talheres e pratos; na restauração e nos supermercados.