Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica 23 do Caniçal

Exposição de motivos

As alterações climáticas obrigam a uma mudança de comportamentos e à tomada de medidas mais enérgicas e eficazes que respondam de forma mais célere aos grandes problemas que ocorrem, relacionados com a forma de desenvolvimento da economia mundial. Todos os países são chamados a dar o seu contributo ativo para a resolução deste grave problema comum. A investigação científica e a criação e fiscalização legislativas podem ser uma boa forma de acelerar o contributo do nosso país para a resolução destes problemas.

Medida proposta 1.:

Criar protocolos de financiamento que obriguem as universidades a contemplarem, na investigação científica, projetos focados na descoberta de formas de armazenamento das energias renováveis que as tornem sustentáveis e seguras.

Medida proposta 2.:

Garantir que as águas residuais – domésticas, urbanas e industriais – são devidamente tratadas antes de serem lançadas nos mares e oceanos.

Medida proposta 3.:

Investir no conhecimento e no aproveitamento da energia das ondas e das marés para assegurar a eficiência energética do nosso país através da utilização de energias renováveis.