Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra

Exposição de motivos

O tema que está a ser debatido – Salvar os Oceanos – não poderia ter sido melhor escolhido. Defender, proteger e cuidar dos oceanos vai muito além de não os poluir pois, afinal, é com os mares e oceanos que nós fazemos comércio, que nós praticamos atividades variadas, que nós criamos inspiração e vontade de fazer algo novo, que nós fazemos e fizemos história. Às vezes, a industrialização em excesso e a procura do poder faz os governantes esquecerem-se das atividades básicas de muitos países – a pesca, a apanha de crustáceos, a aquacultura, o turismo nas zonas costeiras… Saber cuidar dos oceanos é função e obrigação de qualquer cidadão. Com este projeto esperamos mostrar o espírito inovador de Portugal e ser, mais uma vez, um exemplo para a Europa e para o mundo. Como todos sabemos, cada vez mais a poluição dos oceanos é motivo de muita preocupação para a humanidade. Os oceanos são constantemente poluídos por esgotos, produtos químicos, resíduos tóxicos e por vazamentos de petróleo e outras substância poluentes. Estas formas de poluição trazem consequências desastrosas para a biodiversidade marinha. De acordo com os dados mais recentes estima-se que, se nada fizermos, em 2050 poderá haver no mar mais plástico do que peixes pois chegam aos oceanos, por ação do Homem, por ano, cerca de 8 milhões de toneladas de lixo… chega-se assim a um ponto em que a natureza já não tem capacidade de regenerar os oceanos… Cabe-nos pois a nós tomar medidas para evitar que esta situação se agrave, medidas estas que devem ter como principais funções, consciencializar as pessoas em geral e atuar o mais rápido possível. Ao participar neste projeto, para além de querermos saber/ver como seria a carreira política dos deputados, para além de querermos fazer ouvir a nossa voz, para além de querermos fundamentar a democracia nas nossas jovens mentes, tínhamos também o objetivo comum de encontrar soluções para os problemas dos oceanos, soluções propostas por um grupo de alunos até então quase desconhecidos entre si, propostas de que a nossa escola se pudesse orgulhar nas Sessões Distrital e Nacional e, sobretudo, propostas que permitam criar um mundo melhor.

Medida proposta 1.:

Promover nas escolas e redes sociais, campanhas de limpeza das praias. Estas campanhas devem aliciar a participação da população em geral e dos alunos das escolas em particular, recompensando essa participação com prémios como por exemplo estadia gratuita em campos de férias, vouchers para aquisição de material desportivo, etc.

Medida proposta 2.:

Organizar grupos de jovens voluntários para vigiar e denunciar às entidades competentes, situações de poluição fluvial e marítima porque ambas contribuem para a poluição dos oceanos.

Medida proposta 3.:

Aumentar o investimento na fiscalização dos oceanos, por exemplo com mais fiscais/supervisores que, assim evitem os derrames tóxicos que poluem os oceanos.