Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Eugénio de Andrade, Porto

Exposição de motivos

A importância do mar para a mudança climática global não pode ser subestimada. O oceano regula o nosso clima e capta as nossas emissões de dióxido de carbono que contribui exponencialmente para o efeito de estufa. A poluição costeira, a pesca excessiva, o desenvolvimento costeiro e o aumento da pressão demográfica exercem enorme pressão nos ecossistemas marinhos e consequentemente grandes mudanças. Os participantes do projeto, conscientes e sensibilizados para as Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos desenvolveram um largo debate sobre a temática e concluíram que urge uma mudança de mentalidades na proteção dos oceanos. Para além do debate com o deputado Fernando Jesus, nomeado pelos proponentes, foram ainda, a nível interno, organizados: 2 debates por turma e outro debate, em grupo, com os 50 participantes no projetos e 5 professores. Em todos os pavilhões da Escola foram afixados, pelos alunos de cada lista, cartazes de divulgação do programa de cada lista. No polivalente foi afixado, em vitrina de relevo, o cartaz enviado pelos proponentes. Os alunos, cabeças de lista, foram a todas as turmas do 5º ao 9º ano divulgar este projeto e explicaram o direito e o dever ao voto, toda a dinâmica do dia das eleições, o método d’Hondt e o funcionamento da do parlamento. Consideramos que o projeto está muito bem organizado e pretendemos continuar a participar no próximo ano. Em conformidade elegeram as 3 medidas de 13 apresentadas pelas listas. Como sugestão gostaríamos que os alunos e professores participantes fossem ressarcidos dos transportes.

Medida proposta 1.:

Implementar medidas, por parte do governo, para motivar as empresas/indústrias para a utilização e produção de produtos que sejam ecologicamente sustentáveis como alternativa às embalagens de plástico descartável, através de incentivos fiscais ou de financiamento.

Medida proposta 2.:

Criar, por parte das autarquias, condições que assegurem a limpeza diária das praias e das zonas costeiras, colocar mais recipientes de recolha de lixo nestes locais e aplicar multas a quem não colocasse o lixo nesses recipientes.

Medida proposta 3.:

Criar áreas protegidas nos oceanos de modo a proibir a passagem temporária de barcos nessas áreas.