Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Damião de Goes, Alenquer

Exposição de motivos

Os oceanos ocupam uma grande extensão do planeta Terra. Infelizmente, estão a ser continuamente contaminados por todo o tipo de poluentes, em particular por plásticos na forma de cotonetes, palhinhas ou sacos de plástico. Da totalidade do plástico existente nos oceanos, apenas 9% é reciclado, sendo este um processo bastante lento (no mínimo 400 anos). A situação é tão grave que a Organização Ocean Conservancy estima que, em 2050 poderá haver mais plásticos que peixes nos oceanos. Assim, urge que cada um de nós adote comportamentos que visem a resolução e diminuição deste problema ambiental tão grave que afeta todo o planeta e cujo impacto futuro é incalculável.

Medida proposta 1.:

Instalação de redes de recolha de lixo nos afluentes e subafluentes dos rios de maiores dimensões. Estas infra-estruturas deverão ter características que permitam a passagem dos seres vivos existentes nos caudais, mas que impeçam a passagem dos resíduos. As redes deverão ser retiradas periodicamente para que os resíduos sejam transferidos para depósitos e posteriormente separados e encaminhados para os respetivos ecopontos.

Medida proposta 2.:

Envolver associações ambientais, câmaras municipais e outras entidades na criação de uma plataforma digital nacional para divulgação de ações, atividades, workshops e denúncias sobre temáticas ambientais. Promover a participação de toda a comunidade, em particular jovens, idosos, presos e desempregados nestas atividades e ações.

Medida proposta 3.:

. Criar e aplicar legislação que proíba a utilização das redes de pesca que têm um impacto negativo na fauna e flora em alto mar, e que preveja a sua substituição por redes de pesca feitas de materiais biodegradáveis