Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis

Exposição de motivos

Os oceanos representam mais de dois terços da superfície terrestre e concentram a maioria dos seres vivos e da biodiversidade. Para além disso as massas de água salgada desempenham um papel essencial nos sistemas que garantem a vida e são, ainda, responsáveis pela manutenção da estabilidade do planeta. No entanto, o meio ambiente marinho é constantemente agredido por substâncias poluentes, pela exploração excessiva dos seus recursos, pela atividade pesqueira não sustentável e pelo aquecimento global. Urge reverter estes comportamentos para que se preserve o equilíbrio ecológico para as gerações vindouras. Assim as nossas medidas visam: - A criação de uma associação, cuja acção se focaria em três vertentes: sensibilizar para agir, investigar para intervir e fiscalizar para incentivar as boas práticas. Esta associação, APPO, teria poderes para fiscalizar e aplicar coimas a quem não cumprisse as determinações legislativas. O dinheiro obtido seria aplicado em campanhas de sensibilização, concessão de benefícios a quem utilizasse a rede de transportes públicos e criação de bolsas de estudo para investigadores. - Implementação do The Ocean Cleanup em Portugal. Este projeto permite, com um sistema inovador, recolher o plástico dos oceanos, num curto espaço de tempo, através de colocação de barreiras que se movimentam com a energia das correntes marítimas, ventos e ondas. O plástico recolhido seria reutilizado. - A substituição das fontes de energia utilizadas pelos transportes marítimos - com esta medida pretendemos que todos os transportes marítimos passem a utilizar fontes energéticas amigas do ambiente, nomeadamente a eólica, solar, das ondas, etc. Para além de diminuir a poluição dos oceanos permitiria ainda diminuir a poluição atmosférica e consequentemente prevenir o aumento da temperatura dos oceanos. Sabemos que salvar os oceanos é um desafio à escala global mas acreditamos que com as nossas medidas podemos começar a reverter o processo das alterações climáticas que põe em perigo todas as espécies incluindo a humana.

Medida proposta 1.:

Criação da APPO, Associação Portuguesa para a Proteção dos Oceanos, visando promover a sensibilização, investigação e fiscalização sobre as áreas ambientais que afetam os oceanos.

Medida proposta 2.:

Implementação do projeto The Ocean Cleanup em Portugal.

Medida proposta 3.:

Substituição gradual dos navios que utilizam combustíveis fósseis por navios com sistema de propulsão energética amiga do ambiente.