Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Aveiro

Exposição de motivos

A biodiversidade dos oceanos está em declínio devido ao aumento da temperatura média na Terra e, por consequência, da temperatura média dos oceanos; à emissão de efluentes empresariais; a derrames de petróleo e outros resíduos da navegação; à acumulação de plásticos e microplásticos nos ecossistemas marinhos (tal como outros tipos de lixo humano); à destruição do habitat e sobrepesca. Estes fatores estão a levar a uma enorme perda de biodiversidade e a uma crescente acidificação dos oceanos que, consequentemente, encaminham o sistema oceânico a um ponto de colapso. Também não podemos ignorar o efeito que a libertação de gases pelas chaminés de fábricas e pelos veículos movidos a combustíveis fósseis tem nas alterações climáticas, com reflexo nos oceanos.

Medida proposta 1.:

Desenvolver ações de sensibilização da população para a mudança de comportamentos através da criação de uma plataforma online com conteúdos e/ou informações, da produção de documentários/pequenos filmes, de modo a alertar para as alterações climáticas e para a preservação dos oceanos.

Medida proposta 2.:

Incentivar a utilização de transportes públicos movidos a energias renováveis, para diminuir a exploração dos combustíveis fósseis e o seu impacto negativo no planeta.

Medida proposta 3.:

Implementar e incentivar ações de limpeza de lixo nas praias e criar mecanismos/sistemas de filtragem das águas pluviais nas cidades, de modo a diminuir a quantidade de produtos tóxicos/lixo que acabam por se acumular nos oceanos.