Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de Mora

Exposição de motivos

Devemos acabar com as práticas desmedidas relacionadas com o desequilíbrio dos ecossistemas aquáticos, em especial ecossistemas marinhos, através de vigilância mais acentuada das práticas de pesca com consequente atribuição de pesadas multas. É urgente, mas mesmo muito urgente reduzir substancialmente a produção de plástico. Esta está a arruinar o planeta. Vamos substituir o plástico por materiais biodegradáveis deslocando recursos para a criação de fábricas de fabrico de embalagens à base de papel reciclado assim como outros materiais biodegradáveis. Publicitar a lista dos materiais mais poluentes para o planeta, trabalho de pesquisa a cargo de especialistas na matéria, completamente imparciais, nos meios de comunicação social, mediante solicitação das entidades responsáveis do governo. Proibição de fabrico de material nuclear e radioativo a não ser de utilidade publica , mas criando medidas para a destruição dos seus resíduos de forma neutra, sem prejuízo par a saúde publica As entidades governamentais do pelouro do ambiente e da cultura deverão investir fortemente na divulgação, através de spots publicitários, utilizando os meios de comunicação social de grande envergadura (Televisão, jornais, revistas…) dos dados de poluição em que se encontra o nosso país/região e todo o planeta terra, sensibilizando/informando de forma rigorosa para a necessidade de intervenção de todos, se queremos continuar neste planeta onde haja saúde e condições de vida. Esta informação deverá ser feita forma direta e imperativa, sem rodeios e referindo o atraso registado nesta iniciativa. Nós queremos viver num mundo onde o ambiente seja saudável. Nós queremos dar continuidade a um Mundo que sirva os nossos sucessores. Nós queremos ser amigos do Ambiente….

Medida proposta 1.:

Acentuada vigilância aos pescadores de caça submarina furtiva, assim como aos praticantes da sobrepesca, tendo em vista o respeito pela biodiversidade e criando alternativas de emprego para as pessoas que serão deslocadas da atividade piscatória.

Medida proposta 2.:

Não deitar resíduos nucleares radioativos poluentes no mar, promovendo o seu acondicionamento de acordo com as regras internacionais e criar condições para a reciclagem de todos os materiais suscetíveis de poluir as aguas dos rios e oceanos.

Medida proposta 3.:

Proibir deitar lixo nos areais da praia sob pena de pesadas multas e promover a reutilização /reciclagem das embalagens plásticas, através de medidas apelativas ao consumido, reduzindo desta forma a sua produção primária.